Certamente muitas pessoas não tem todo o conhecimento que o criador do importante sistema de escrita tátil, o Francês Louis Braille, esse sistema teve sua criação a 200 anos. E no dia (4) de janeiro se comemora o dia mundial do Braille, e surgiu para facilitar a leitura e a escrita das pessoas cegas.  


O braille é justamente um sistema de escrita utilizado para garantir que pessoas cegas, ou com baixa visão possam ler. Esse sistema surgiu no século XIX, na França, e foi criado por um jovem estudante Louis Braille, esse sistema chegou ao Brasil no ano de 1854, por meio de um estudante chamado José Álvares de Azevedo, que aprendeu a técnica ainda criança e se dedicou a disseminá-la, com apoio do Imperial Instituto de meninos Cegos, hoje Instituto Constant (IBC), no Rio de Janeiro.  


Para iniciar a alfabetização em braille a sugestão é:  

você pode escrever em braille uma linha assim: a, a, a, a, a, l, a, a, a. Peça para a criança para encontrar a letra diferente. Escreva o nome dele/dela e coloque uma palavra diferente no meio; pedindo para encontrar tal palavra, da mesma maneira exemplificada com as letras. 

 

Informações: Simone Lopes  

Foto: Divulgação