Na noite desta terça -feira (15), a prefeitura Municipal do Rio de Janeiro decretou calamidade pública a cidade, com um forte temporal no Rio de Janeiro na cidade de Petrópolis, resultando com um  deslizamento  deixando 44 mortos, os bombeiros não sabem o números de pessoas desaparecida, de acordo com a defesa civil em menos de 6 horas o acumulo de chuva superou a média de chuva no mês de Fevereiro.


A cena de Petrópolis neste momento é de muito alagamento, destroços e com desaparecimento de pessoas, até o prezado momento a cidade se encontra em estado de crise. Segundo a defesa civil o acumulo de água chegou a 260 Mm em apenas a 6 horas, considerado bem acima da média esperada para o mês de fevereiro, que na verdade seria 238,2 Mm. Algumas ruas próximas, também abriram ocorrências devido as fortes chuvas, como Barão do Rio Branco, Ipiranga, Mosela, General Rondon e entre outras. Devido a grande catástrofe grande parte da cidade esta sem luz e água, são grandes casos pela cidade toda.


A prefeitura de Petrópolis informou que todos estão trabalhando para ajudar a todos neste prezado momento de calamidade, todas as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento das vítimas. Ainda não há previsão para chuvas moderadas. 


O Governador Cláudio Castro, cancelou sua agenda dessa quarta-feira e se locomoveu para Petrópolis, diz que o momento mais importante é salvar vidas, e dar assistência a todas as pessoas  vulnerável a este momento. Já o prefeito Rubens Bomtempo disse que a cidade está passando por uma situação de extrema gravidade e que o momento é de cautela e esforços para garantir o esforço á população.

Em caso de alto risco e emergência,  se recomenda entrar em contato com o número de telefone 199.

Diante dessa situação caótica a prefeitura abriu pontos de apoio para o acolhimento da população na área de risco.


Segue abaixo pontos de locais que recebem doações e abrigam desalojados.

  • Centro de Educação Infantil Chiquinha Rolla
  • Escola Estadual Augusto Meschick
  • Escola Municipal Alto Independência
  • Escola Municipal Ana Mohammad
  • Escola Municipal Doutor Paula Buarque
  • Escola Municipal Doutor Rubens de Castro Bomtempo
  • Escola Municipal Duque de Caxias
  • Escola Municipal Governador Marcello Alencar
  • Escola Municipal Odette Fonseca
  • Escola Municipal Papa João Paulo II
  • Escola Municipal Rosalina Nicolay
  • Escola Municipal Stefan Zweig
  • Escola Paroquial da Igreja Bom Jesus
  • Quadra do Boa Esperança Futebol Clube
  • Paróquia São Paulo Apóstolo no bairro de Copacabana

  • Informações: Simone Lopes
  • Foto: Divulgação