O projeto "Primeira Infância Circular", desenvolvido pelo Centro de Referência Pela Primeira Infância (CRPI), somou neste primeiro semestre o atendimento a 500 famílias baruerienses.

A iniciativa conta com um ônibus que circula em diferentes bairros de Barueri trazendo as crianças e suas famílias para o CRPI, oferecendo experiências nos espaços de desenvolvimento infantil enquanto os seus responsáveis participam de uma formação referente à primeira infância.


De acordo com a diretora da Emei Padre Renaldo, do Jardim Líbano, Andreia Piacente Talarico, a experiência é muito positiva. "Como gestora de uma escola de Educação Infantil tive a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento de crianças na faixa etária dos quatro aos seis anos de idade. É um período único na vida da criança, em que ela está a todo vapor, cheia de ideias, curiosidade e disposição. Nós, educadores, vivenciamos a importância do lúdico, da brincadeira, no desenvolvimento integral das crianças nessa fase. Sabemos da diferença que faz o 'aprender brincando'", contou.


O Centro de Referência orienta os pais ou responsáveis pelos estudantes matriculados em todas as  Emeis da rede de ensino de Barueri que fiquem atentos. Já no início do próximo semestre ações do projeto atenderão novas turmas. Mais informações pelo fone: (11) 3164-1131 ou no site da Primeira Infância.

 

O Centro de Referência pela Primeira Infância é um equipamento público municipal criado em 2019 que atua como uma importante ação das políticas públicas desenvolvidas para a infância no município. Tem a finalidade de cumprir os dispositivos legais da Constituição Federal de 1988, Lei nº 8.069/1990 - ECA e da Lei nº 13.257/2016 - Marco Legal, que busca promover o desenvolvimento integral às crianças de zero a seis anos, criando uma rede de proteção e apoio, e garantias de direitos das mesmas.

Informações: Suseli Honório 

Foto: Divulgação