Para conscientizar a importância da prevenção do câncer de mama, a prefeitura de Santana de Parnaíba realiza durante todo o mês de outubro a campanha “Para o câncer todo sexo é frágil” que discute em conjunto o Outubro Rosa e o Novembro Azul, de conscientização ao câncer de próstata que atinge os homens. Durante o Outubro Rosa a prefeitura está realizando palestras, exames e a tradicional caminhada do Outubro Rosa que reúne milhares de pessoas.

         Durante toda a semana, entre 10 e 15 de outubro serão realizados exames gratuitos de mamografia na SPX Fazendinha (R. Raimundo Nonato de Moraes, 4961), no horário das 8 às 17 horas, com exceção do dia 12 que não haverá atendimento por conta do feriado. Os exames irão atender mulheres com mais de 40 anos e não será necessário fazer agendamento. As mulheres interessadas devem levar apenas um documento de identidade e o cartão SUS.

         No dia 14 de outubro, a partir das 9 horas, acontece palestra “Cuidados simples pela vida para combater o câncer”, na Arena de Eventos (av. Esperança, 450, Campo da Vila).

         Encerrando as atividades do Outubro Rosa acontece no sábado, 15, a partir das 8 horas a caminhada Outubro Rosa/Novembro Azul, com concentração no bolsão de estacionamento, no centro, onde são esperadas milhares de pessoas. Os participantes poderão trocar um quilo de alimento não perecível pela camiseta do Outubro Rosa.

         Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização contra o câncer de mama que é realizada desde os anos de 1990. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no triênio 2020-2022 deverão ser registrados no Brasil 66.280 casos da doença por ano. Uma incidência de 61,61 novos casos das doenças a cada 100 mil mulheres. Os casos de câncer de mama entre homens representam apenas 1% do total.

         Já o câncer de próstata registra uma incidência de 65.840 novos casos por ano no triênio 2020-2022, segundo o INCA, uma incidência de 62,65 casos para cada 100 mil homens e é a principal causa de câncer, depois do câncer de pele, entre a população masculina no Brasil.

         Nesse ano a campanha desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, através das secretarias municipais da Mulher e da Família e da Saúde, engloba o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama e o Novembro Azul de combate ao câncer de próstata.

 

         Prevenção

         A prefeitura de Santana de Parnaíba também desenvolve um importante trabalho de prevenção nas unidades de saúde da cidade que oferecem estruturas completas e profissionais qualificados, onde as mulheres podem realizar, durante todo o ano, o acompanhamento com um ginecologista. Fora isso, a cidade dispõe do Ambulatório Médico Especializado com profissionais qualificados para atender diferentes patologias, inclusive o câncer.

         A Secretaria da Saúde também oferece atendimento voltado para os homens através de consultas e exames com urologistas para orientação e prevenção ao câncer de próstata.

         Casa Rosa

          Desde 2016 a Secretaria da Mulher e Família realiza um atendimento especial de acompanhamento às mulheres com câncer na “Casa Rosa”. No local são atendidas em média 20 mulheres por mês, com o objetivo de reduzir os impactos físicos, sociais e psicológicos, favorecendo a reinserção social, proporcionando às atendidas diversas ações voltadas à atividade física, saúde, cultura, lazer e empregabilidade.

No local são desenvolvidos grupos com temáticas diversas, ministradas por equipe multiprofissional com psicólogos, terapeutas, nutricionistas e fisioterapeutas e ainda são feitas a doação de próteses capilares e lenços para as mulheres em tratamento oncológico.

Informações: Hélio Pellissari Foto: Divulgação